Pular para o conteúdo

Alexandre Marques Rodrigues

Foi um belo dia aquele em que as cabras descobriram o café. Depois alguém inventou o whisky. Mas antes já tinham os egípcios achado um jeito de fazer papel. E coube àquele húngaro argentino criar a esferográfica.

São esses quatro ingredientes que, misturados, dão nesta anomalia: eu ser escritor, escrever literaturas. Acordo às sete, faço o café, sento à mesa: e escrevo. O whisky se junta ao processo em algum momento impreciso. A caneta esferográfica é substituída pela máquina de escrever, quando o texto passa por sua segunda redação, e depois pelo computador.

Não há, pois, qualquer mistério na receita. Escrever é como podar uma árvore, ou fazer mudas de plantas, ou passar a primavera que cresceu demais para um vaso maior. É preciso aguar, todos os dias, uma página nova com caracteres. Não faz diferença se o dia tem sol ou se vai seguir encoberto e chuvoso.

Às onze horas da manhã começam os trabalhos forçados e a literatura então termina. Guardo o papel, a caneta, a máquina Olivetti, o computador, lavo a caneca do café, o copo do whisky, passo uma camisa e vou ser útil. O bosque de ideias, palavras, fica suspenso, os galhos param de crescer, as folhas se calam. Mas tudo recomeça de novo, no dia seguinte, às sete da manhã.

 

Alexandre Marques Rodrigues nasceu em 1979, na cidade de Santos, litoral de São Paulo, onde vive. É formado em Psicologia, pela Universidade Católica de Santos. Mantém desde 2010 o blog Ler até Escrever (lerateescrever.blogspot.com), onde registra suas impressões de leituras. Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2014, na categoria Contos, teve seu livro de estreia, Parafilias, publicado pela editora Record. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários

Manu da Italia em Fabio Rabelo
Fabio Rabelo em Fabio Rabelo
Maria Dolores Wander… em Maria Dolores Wanderley
Cristiano Gabriel em Gregory Haertel
Ana Lucia em Hugo Pascottini Pernet
%d blogueiros gostam disto: