Pular para o conteúdo

Diego Grando 

Para escrever, tendo a preferir o turno da tarde, se possível uma tarde a perder de vista. Gosto de fazer alguma atividade mecânica, em silêncio, antes de sentar para trabalhar. Lavar louça é uma delas, até que a cafeteira italiana bufe o bafo do café. Nesse meio, fico repetindo um ou dois versos que estão no caderninho, que anotei tempos antes provavelmente caminhando na rua, anotei porque me fizeram parar. Eles em geral me dão a ideia rítmica que o poema deve seguir, ou pela qual deve iniciar. A partir daí, sento para escrever. Costumo deixar o dicionário aberto, embora quase nunca use.

No Word, uso uma barra quando quero marcar as opções de palavras ou expressões, marco em itálico os trechos a resolver num momento posterior, coloco entre colchetes as palavras que cogito excluir. A cada pouco, copio tudo o que está feito e colo logo acima, de modo a deixar a versão mais recente sempre no topo do documento. Faço as alterações previstas, comparo com a versão anterior e, se me dou por satisfeito, continuo a escrita até o momento de refazer o procedimento de copiar, colar e retrabalhar. Na maior parte das vezes, é lá pela quinta versão que começo a pensar num título, mas isso só fica decidido de verdade no final do processo. O poema nunca fica pronto numa só empreitada.

Depois de dá-lo por terminado, faço releituras em outros horários e estágios mentais, alternando a releitura silenciosa com a em voz alta, para ver como o poema soa. Se passa no teste, tomo a decisão final sobre o título e me sinto encorajado a mostrá-lo, para colher uma primeira impressão.

 

Diego Grando (Porto Alegre, 1981) é autor de Desencantado carrossel (2008) e Sétima do singular (2012), além do livreto 25 Rua do Templo (2010), todos publicados pela Não Editora.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários

romanceliteraturaefa… em Ceres Marcon
Manu da Italia em Fabio Rabelo
Fabio Rabelo em Fabio Rabelo
Maria Dolores Wander… em Maria Dolores Wanderley
Cristiano Gabriel em Gregory Haertel
%d blogueiros gostam disto: