Pular para o conteúdo

Antônio LaCarne

1.

Escrever é uma espécie de ritual terrorista cujo maior culpado sou eu, pois trata-se duma tentativa de alcance íntimo e que logo em seguida tal atitude é jogada nas mãos do outro, do leitor. O resultado final é uma bomba que explode ou que não causa efeito algum. Mas quando eu era adolescente, escrever serviu como terapia; já hoje consigo controlar o que pode ser dito sem cair nas garras do confessionalismo ingênuo. Ou quem sabe, eu seja mais sincero e honesto num texto do que a minha própria noção de transparência sem pudor. É a filosofia do resolva-se com suas próprias armas,  afinal os analistas continuam cobrando os olhos da cara.

2.
O que mais me interessa num texto e o que eu mais almejo alcançar é a habilidade de unir num parágrafo temas e tiradas dos mais variados contextos. Como se a criação em si fosse uma colcha de retalhos onde eu possa costurar neuroses, tristezas, alegrias, futilidades, golpes de mestre e deficiências de uma só vez. A ideia de que numa única linha sejam traçadas múltiplas percepções e nuances. Resumindo: o tudo e o nada ao mesmo tempo.

3.
Quando a gente escreve as coisas não se resolvem, o que acontece é a possibilidade de enxergar de perto o porquê de tanto drama e a falta de uma trouxa de roupas pra lavar.

4.
“Salão Chinês” é o nome do meu segundo livro, tenho muito orgulho dele, pois em dois anos de trabalho árduo, consegui exorcizar dois ou três fantasmas que faziam da minha vida um inferno.

5.
O que me motiva a escrever é a ilusão que, vira e mexe, bate na nossa porta, e o senso de injustiça presente nos dias. Por exemplo, se leio um poema meia boca por aí aclamado pela crítica, vou lá e escrevo – o que na minha concepção – é o poema da minha vida, pois não importa o elogio, a crítica, a adulação ou o desprezo; o que vale a pena é a noção que se tem de si mesmo – isso ninguém tira.

 

Antônio LaCarne é cearense, autor de “Salão Chinês” (Patuá, 2014) e assina o blog oimpenetravel.tumblr.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários

Manu da Italia em Fabio Rabelo
Fabio Rabelo em Fabio Rabelo
Maria Dolores Wander… em Maria Dolores Wanderley
Cristiano Gabriel em Gregory Haertel
Ana Lucia em Hugo Pascottini Pernet
%d blogueiros gostam disto: