Pular para o conteúdo

Lucas Feat

Eu escrevo quando quero. Não tenho nada organizado em horários, dias da semana ou outra espécie de contagem. Exceção a isso se aplica quando o texto é encomendado, como ocorreu mês passado, daí encaixo o tempo de produção diário fazendo a matemática com os dias que tenho disponíveis. Tudo bagunçado. Quando a vontade clama, sento em frente ao computador com uma xícara de café e um maço de Marlboro do lado direito da mesa, janela à esquerda, estante atrás, deixando fluir a vida dos personagens. Ah, ultimamente ando anotando fragmentos do que vem à cabeça em papéis que levo no bolso quando saio de casa. E lapiseira. Escrevo de lapiseira. Felizmente, muito raramente isso acontece.

Comumente, eu escrevo ficção no fluxo de consciência mesmo, totalmente livre, para ver se a história funciona no papel. Só começo a auto-cobrança depois da história pronta, quando vou lapidando a linguagem, reescrevendo o texto com um tom que acredito que funcione.

Não tenho rituais para escrever. Quando estou sem ideias, abro os livros de ficção que mais aprecio, mergulhando dentro dos textos que mais gosto, revisitando-os. Depois, procuro uma música, um filme intenso, uma cena ou diálogo que escuto na rua. Sou minimalista nestas horas: um fósforo se ilumina por dentro, isto me causa um estalo para voltar com outra ideia para o texto, para desdobrar a partir de uma palavra apenas.

Não gosto de romantizar a escrita. Acredito que é uma verve que tenho. É como disse Eastwood: Um homem deve fazer o que um homem deve fazer.

 

Lucas Feat nasceu em Brasília em 1986 e faz Ciência Política. Em 2012 editou a revista para a primeira Bienal do Livro e da Leitura de Brasília. Publicou a antologia de contos “Antes os jardins” em 2010. Possui textos em diversos jornais e revistas como Cronópios, blog da Cosac Naify e São Paulo Review.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários

Manu da Italia em Fabio Rabelo
Fabio Rabelo em Fabio Rabelo
Maria Dolores Wander… em Maria Dolores Wanderley
Cristiano Gabriel em Gregory Haertel
Ana Lucia em Hugo Pascottini Pernet
%d blogueiros gostam disto: