Pular para o conteúdo

Geny Vilas-Novas

O meu fazer literário é muito simples. Não tenho ritual e não forço nada. Não obedeço horário, as vezes passo a noite escrevendo. Um frase pode deflagrar um livro. Meus livros são escritos página a página, não sei como irão terminar, e o fim aparece de uma hora para outra. Faço apenas romances, contos e histórias infantis. Muitas vezes acordo no meio da noite com uma história na cabeça, tento dormir e afugentar as palavras, mas elas são imperiosas, e o melhor é me levantar.

Uso a técnica com parcimônia, ela precisa estar a meu serviço. Quando me sinto muito escritora, abandono. Escrever bem para mim não é suficiente. Não gosto de livros ou contos que seguem receitinha de bolo. Escrever não é difícil, dizem que o diabo mora nos detalhes. Nos  meus livros, a primeira coisa que surge é o titulo. Faço as dedicatórias e dai para a frente, as palavras vão se agrupando. Sou econômica com as palavras e tento selecionar muito o meu vocabulário. Para mim, nada cai do céu, vou garimpando, lapidando, elaborando.

Meus textos, os que mais gosto, costumam chegar prontos. Escrevo há 30 anos e já tenho certa prática. Se o texto começa a se fazer de rogado, deleto e escrevo outro. Não tenho o menor apego ao que acho que não vale a pena. Muitas vezes escrevo dois livros ao mesmo tempo, não sinto que um dá prejuízo ao outro. São dois olhares, duas reflexões. Não me poupo, entrego a última gota de sangue. Sugestões são sempre bem-vindas. Posso passar o resto da noite escrevendo.  O escrever em si já é sofisticado e dinâmico. O que é bom, para um livro, costuma não funcionar com o outro. A literatura é faminta. Temos que estar sempre alimentando esta fera, e esta fera é insaciável.

 

Geny Vilas-Novas nasceu em Fernandes Tourinho/MG, mas vive no Rio de Janeiro. É autora do romance Adeus, Rio Doce (Bom Texto) e participou de várias antologias, entre elas, Doze autores e suas histórias e Tempos de Nassau: um príncipe em Pernambuco. É casada e mãe de dois filhos.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários

romanceliteraturaefa… em Ceres Marcon
Manu da Italia em Fabio Rabelo
Fabio Rabelo em Fabio Rabelo
Maria Dolores Wander… em Maria Dolores Wanderley
Cristiano Gabriel em Gregory Haertel
%d blogueiros gostam disto: