Pular para o conteúdo

Valciãn Calixto

Escrevo para resgatar sensações, incômodas ou não, trabalhar a ansiedade, dissecar as frustrações, vencê-las com as palavras, as minhas palavras, solidarizar-me com o fracasso, o alheio, o do mundo e o meu próprio, dito isso, tenho pensado de o meu processo de escrita ser tão volátil quanto a própria escrita em si, sem saber de fato se há alguma certeza nisso. O certo, porém, é que não há tempo nem lugar para escrever quando o mote vem forte.

Não por acaso, tive ótimas ideias para poemas no banheiro, do vaso ao chuveiro, por exemplo, o que me fez e faz repetir mentalmente trechos de poemas, às vezes o poema inteiro até terminar o banho e derramar tudo no papel e já ali derramando, sabendo que o poema estava concluído mentalmente, você termina por alterar sempre alguma coisa, por menor que seja como deslocar uma vírgula. A literatura nos encontra quase sempre desprevenidos. Muitas vezes eu acabo escrevendo coisas que sei que nunca publicarei, são os excertos que encaro como exercício, apenas.

Utilizo-me de três materiais para escrever, o notebook, onde é possível salvar tudo em um só lugar e ter acesso fácil caso queira enviar para alguém, concurso, revista etc. No caderno, onde fica mais evidente para mim o que cortar, pois o faço a próprio punho e não tem risco de Ctrl Z, de desfazer o verso, substantivo, artigo limado. E no celular, onde volto mais vezes para melhorar. Há outro exercício que é passar do PC ou do celular para o papel, você reescreve o texto e tende a melhorar o ritmo, a sentir as rachaduras do poema e saber onde atirar a próxima par de cimento. Nesse ponto do exercício literário você acaba fazendo uma nova leitura do texto e afirmando a máxima de que “escrever é reescrever”.

___

Músico e Escritor rudimentar, Valciãn Calixto publicou o livro de poesias Reminiscências do caseiro Genival (Editora Kazuá, 2015) e lançou o disco Foda!, além de integrar o coletivo Geração TrisTherezina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários

romanceliteraturaefa… em Ceres Marcon
Manu da Italia em Fabio Rabelo
Fabio Rabelo em Fabio Rabelo
Maria Dolores Wander… em Maria Dolores Wanderley
Cristiano Gabriel em Gregory Haertel
%d blogueiros gostam disto: