Pular para o conteúdo

Emanuel Madeira

Se preciso escrever minhas crônicas semanais ou mensais, que são programadas todo mês ou toda semana, preciso estar sozinho e em um lugar silencioso, onde só possa ouvir os sons da tecla do meu notebook, para escrever o que chamo de ‘texto corrido’.
Raras são as vezes que recorro a um papel para redigir o primeiro rascunho, para depois escrever repassando. Escritor, que se preze como tal, mais reescreve do que escreve. Esta é a verdade que ninguém diz. Nunca sai publicado o que escrevemos a primeiro toque.
Sempre passa por refinamento, revisão. As poesias que surgem, hora ou outra em minha mente, vem como um raio, que nunca bate no mesmo lugar! Tenho que escrever na hora que surge e pronto: no celular, papel de bala, recibo, guardanapo ou na mão. Mesmo que não  julgue como uma boa inspiração, nunca se sabe, se for o contrário também.
Tenho folhas e folhas que podem vir a ser grandes crônicas, mas estou criando coragem para publicá-los. Nunca reviso poesia. Ela nasce de corpo e alma, não tem revisão. Poesia é momento. Crônica é comprometimento.
A palavra é um fantasma, sendo assim, é preciso ter algum motivo para ele sair de dentro, e se formar em um texto. Fantasmas podem emocionar ou assustar. Portanto, sinto no dever de dizer verdades que encantam, consequentemente, falo verdades que quando lidas, soam agressivas, provocadoras.
Dos textos que gosto, tento recriar sua essência ao meu estilo. Tento parecer meus ídolos, sendo eu mesmo. Recentemente ganhei uma máquina de escrever, e estou aprendendo a usá-la. Quero tocá-la com meus poemas… quem sabe ela se excite e eu faça poemas tais quais, um novo Leminski?
___
Emanuel Madeira nasceu em 25 de setembro de 1993 em São José do Rio Pardo. Aos 15 anos já escrevia poesias mas foi na crônica que encontrou sua voz. Formado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Euclides da Cunha, é cronista no jornal Ojornalzinho.

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários

romanceliteraturaefa… em Ceres Marcon
Manu da Italia em Fabio Rabelo
Fabio Rabelo em Fabio Rabelo
Maria Dolores Wander… em Maria Dolores Wanderley
Cristiano Gabriel em Gregory Haertel
%d blogueiros gostam disto: