Pular para o conteúdo

Maria Dolores Wanderley

Dia após dia percorro o labirinto das palavras/para matar os demônios que me aliciam. Com estes versos, do poema “Abro caminho para minha Alma”, resumo o meu processo de escrita.

Este percurso pelo labirinto das palavras pode ser árduo e requer, entre outras coisas, uma disposição para escrever, seja quando me sento quase inabalável em frente ao computador para escrever um conto, ou de modo mais aleatório enquanto vejo televisão. Este percurso requer também prestar atenção nas palavras, se cercar de dicionários, reescrever, reescrever, reescrever.

Por ter uma rotina bem estabelecida no trabalho, de leva, ganho uma rotina para a escrita que se dá em casa na maior parte das vezes, embora quando sozinha, em um Café, me venha a maioria dos versos. A solidão é importante para escrever. São momentos em que se está consigo mesma, os demônios todos de prontidão e a gente a encará-los, algo tem que sair. Só depois mostrar o texto, lê-lo, compartilhar com alguém em quem confie….

Também escrevo textos científicos, dou aulas de um assunto totalmente diferente da literatura (pelo menos é o que dizem) divido meu tempo com os alunos, dou aulas, me comunico com o mundo externo, real. Diria que a escrita é uma ponte entre esses dois mundos.

***

Maria Dolores Wanderley é professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona no Departamento de Geologia desde 1997. Organizou os ciclos de palestras Geologia Para Poetas I e II junto a Casa da Ciência da UFRJ (2004-2007). Publicou cinco livros de poesia, entre eles, Ao rés do chão (Ed. Lacre, 2013); um ensaio poético-fotográfico, O Livro sobre as formas: Um Olhar para os detalhes (organizadora, 2010); e dois livro de contos, entre eles, Paralelo 5 (Ed. Lacre, 2015). Em abril de 2016 fez uma exposição de colagens intitulada Andanças.

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários

Manu da Italia em Fabio Rabelo
Fabio Rabelo em Fabio Rabelo
Maria Dolores Wander… em Maria Dolores Wanderley
Cristiano Gabriel em Gregory Haertel
Ana Lucia em Hugo Pascottini Pernet
%d blogueiros gostam disto: